Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2015

"Alisam porque querem!" Será?

Juliana Rodrigues - Fonte:Facebook
Oi. Eu voltei depois de muito tempo pra falar de um assunto que eu também demorei pra entender, por isso tenho paciência pra explicar quantas vezes forem necessárias.Vou começar, como de costume, citando a motivação do texto e depois sigo para o objetivo.
Vi no twitter essa semana uma notícia sobre a marcha do orgulho crespo, abri a notícia e vi a foto de um grupo de mulheres de cabelos crespos e cacheados, achei lindo, e continuei meu dia. Hoje reparei em postagens no facebook comparando os comentários da notícia sobre a a marcha do orgulho crespo e a do encontro de ruivos. Vocês devem imaginar. Na do encontro de ruivos muitos elogios, "taí uma galera bonita por natureza" na da marcha do orgulho crespo nem tanto: "isso é vitimismo", pasmem: "bolsa chapinha pra elas", e a gota d'água "quem faz chapinha e alisamento o faz porque quer" eu já acreditei nisso, talvez você acredite, e em alguns casos é verdade MAS eu tenho uma prima de 8 anos que tem cabelo tipo 3c que foi quem, sem saber, me deu argumentos pra escrever esse texto. Pra quem não sabe o que é 3c, é o tipo de cabelo da menina da foto ai encima, mas também vou colocar uma foto do cabelo da minha prima ali embaixo. Quando eu era mais nova eu também não gostava do meu cabelo, quis muito alisar e só não alisei porque minha mãe não deixou (e meu cabelo é 3a, com cacho muito mais aberto que o dela) eu só passei a gostar do meu cabelo depois de muito ler sobre isso na internet e aprender a cuidar dele. Se eu mostro a foto acima pra minha prima e pergunto se ela acha o cabelo da garota bonito ela diz que sim, que o cabelo dela é lindo, mas se eu pergunto se ela acha o cabelo dela bonito ela diz que não, que seu cabelo é feio. Se eu pergunto porque eu ouço "minha babá diz que meu cabelo não tem jeito, tem que prender", "a (neta da babá dela, que passa a maior parte do tempo com ela) diz que eu tenho cabelo ruim", "meus colegas ficam me zuando porque meu cabelo ta sempre bagunçado" "minha mãe quer alisar meu cabelo porque ela fala que eu não cuido" COMO SE UMA FUCKING CRIANÇA DE 8 ANOS TIVESSE OBRIGAÇÃO DE SABER ARRUMAR UM CABELO 3CCCCC tô controlada. Eu convenci a mãe dela a não fazer o tal relaxamento pra abrir um pouco os cachosmas vejam bem, se ela acha bonito o cabelo do mesmo tipo do dela na Juliana, por que não nela? será que se todas as meninas que alisam seus cachos tivessem ouvido desde cedo que o cabelo delas é lindo e tivessem aprendido a cuidar deles do jeito que eram, elas teriam alisado do mesmo jeito? Eu acho que não.
É só isso.
Esse é o cabelo da minha pequena, meus amigos se referem a ela como mini Bê

Terminando esse post vou preparar outro indicando canais no youtube que ensinam a cuidar dos cabelos, vou procurar um pra cada tipo de cabelo cacheado. Espero ter ajudado alguém com o texto, e esclarecido algumas duvidas, qualquer pergunta, critica, sugestão ou comentário coloquem aí embaixo. Vou tentar voltar á postar com frequência mesmo estando voltando pra catalão e pra faculdade. Obrigado por ter lido até aqui e volte sempre :)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu texto! Quando eu era mais nova, já tive meu cabelo criticado (e olha que ele é 2B, e a pessoa me disse "nossa, seu cabelo é uma bagunça") mas eu sempre amei cabelos cacheados e crespos. Minha mãe quis muito (quer até hoje) que eu alisasse o cabelo, mas a minha negativa sempre foi forte e quanto mais o tempo passa mais eu amo os meus fios do jeito que são!
    Acho maravilhoso você ensinar pra menininha o quão lindo o cabelo dela é, pra ela crescer rebatendo as críticas e aceitando-se sempre. Parabéns, amei seu blog!

    http://sobreveranizar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Bia, tudo bem? Sou eu, a Bia! hehe, vi seu comentário no blog que tenho com minhas amigas.
    Primeiramente muito obrigada <3 e sobre aquilo que você falou, eu já até fiz um post sobre! Só preciso acertar uns detalhes e postar. (no meu blog pessoal)
    --falando do post(ashuash)---
    Eu sempre gostei muito dos meus cachinhos, mas sempre tem aqueles comentários "Cabelo duro" "Cabelo de bruxa" "Cabelo de vassoura" você sabe, essas coisas. Como qualquer criança ficava triste né..ai pedia para alisar..minha mãe nunca deixou! E sério, nunca fui tão grata por ter escutado um "NÃO" na minha vida. E olha que meu cabelo nem crespo é é cacheado mesmo. Esse preconceito..é muito triste saber que a ignorância reina desta maneira. Não só nisso, mas em tudo mesmo..muito triste mesmo.
    Vi que você pediu o link do meu blog pessoal, aqui está ele http://diariogirlsdg.blogspot.com.br/
    Pode ter certeza deq eu vou voltar no seu blog, sucesso <3

    ResponderExcluir

Comente e sinta-se abraçado (=